Estado grave

A situação do país é péssima! Não precisa ser especialista em nada pra entender o quanto o momento que o Brasil atravessa é horrível em todos os sentidos.

29 de Março de 2016

Seria ótimo se nossos problemas se resumissem apenas à crise econômica, mas o momento é ridiculamente terrível em todos os aspectos. Segue um apanhado de dados de 2016.

Violência

Como aceitar passivamente quase 60 mil homicídios executados apenas no ano de 2015. Este número representa 10% dos homicídios no planeta. Uma alta de 21,9% em relação ao ano anterior. Estes dados são divulgados anualmente pelo IPEA num relatório chamado “Atlas da Violência” que traz dados bastante completos sobre as vítimas, porém, só cita homicidas quando estes estão fardados. Não há levantamento sobre os assassinos e penas aplicadas.

Confira o estudo completo

Educação

O Brasil ocupa a 60ª posição entre 76 países listados no ranking “Pisa” (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que confere a qualidade de educação e conhecimentos sobre leitura, matemática e ciências. Cerca de 13 milhões de brasileiros acima de 15 anos são analfabetos. Este número representa cerca de 8,7% da população.

Saúde

O Brasil atravessa crises de Dengue, Zika Vírus, Chikungunya, etc. Metade da população brasileira não possui coleta de esgoto. Cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no país.

Os dados acima, apesar de muito superficiais, representam a base de nosso país. Jamais conseguiremos chegar ao tão sonhado desenvolvimento sem saúde, educação e segurança. A evolução e melhora destes números só ocorrerá com a mudança política e a drástica redução da corrupção no Brasil.

Não podemos dizer que o momento é de melhora no palco político, mas pelo menos é um ponto de virada, é uma esperança que renasce.

Veja também

Deputados brasileiros

E se eu te contar que aqueles deputados que votaram sobre o impeachment da Dilma ontem já estão lá há muito tempo, você acreditaria?

Parceiros