Foco nas eleições

Desta vez, o candidato Eugênio Vilela, do Partido Progressista, é o entrevistado do Formiga Online

26 de Setembro de 2016

No domingo, dia 2 de outubro, mais de 50 mil formiguenses irão às urnas para escolher quem irá representá-los nos próximos 4 anos, na Prefeitura Municipal de Formiga. Para esclarecer suas propostas e expor suas ideias, o portal entrevistou o administrador, consultor, professor, ex vereador e candidato do PP, Eugênio Vilela. Ao lado de seu vice, Cid Corrêa/PSD, ele construiu a coligação “Juntos por Formiga”, que conta com 22 partidos.

As respostas foram colocadas na íntegra, conforme enviado pela assessoria dele.

Formiga Online: O que te levou a entrar para a política?
Eugênio: O desejo de ser relevante para a comunidade formiguense: tenho capacidade, sensibilidade social, conhecimento e experiência em gestão e em política e quero colocar estas qualidades para bem servir a comunidade.

Formiga Online: Por quais partidos já passou? Por que optou pelo PP?
Eugênio: Comecei minha carreira política pelo PV, partido pelo qual tive meu mandato como vereador. Tive uma rápida passagem pelo PSDB antes de chegar ao PP. Optei por candidatar a prefeito pelo Partido Progressista por conhecer bem os membros do partido em Formiga. O atual presidente, Engenheiro Mauri de Castro, é um cidadão honesto, trabalhador e que possui um trabalho voluntário em várias entidades, além de ser meu amigo pessoal. Foi ele quem me convidou para filiar ao PP. Aceitei por saber que o PP formiguense tem pessoas de bem e com as melhores intenções para a cidade.

Formiga Online: Como é a sua relação com seu vice, Cid Corrêa? Vocês foram adversários na eleição passada, agora estão juntos. Como está sendo essa parceria?
Eugênio: Cid e eu participamos da mesma legislatura entre 2009 e 2012. Nesse período, criamos laços de amizade e compartilhamos ideais semelhantes. Na eleição de 2012, não estivemos na mesma coligação por questões partidárias. Apesar de concorrentes nas eleições passadas, continuamos respeitando e admirando um ao outro. Em 2014, apoiamos o vereador Arnaldo Gontijo para deputado estadual. A boa votação obtida por ele nos mostrou a importância da união para conseguir resultados significativos para o município. Então, após aquele pleito, Cid e eu nos reunimos e decidimos começar a trabalhar para unir as principais lideranças da cidade e desenvolver um projeto para melhorar a realidade formiguense. Nós abrimos mão de qualquer vaidade para trabalhar em prol de Formiga. Desde então, nossa relação é a melhor possível. Compartilhamos de ideias e objetivos semelhantes, nosso plano de governo foi construído em conjunto por nós e pela sociedade e, juntos, estamos trabalhando em harmonia para conseguir vencer essa eleição.

Formiga Online: Formiga está enfrentando uma grave crise financeira, assim como o Estado e a União. Geralmente, a Prefeitura tem de dar uma contrapartida em obras de médio e grande porte, como é o caso da pavimentação de ruas e da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Já que é público e notório que há dificuldades até para pagar o salário e o vale dos funcionários em dia, como será possível realizar grandes obras com a economia em recessão e o caixa da Prefeitura em baixa?
Eugênio: Ao analisar as contas da Prefeitura, é possível perceber que a maior parte do orçamento municipal é destinada ao pagamento de funcionários. Caso eleito, meu primeiro ato será cortar boa parte dos cargos de confiança que existem atualmente, para enxugar a folha de pagamento e valorizar os servidores de carreira. Além disso, também unirei secretarias com perfil semelhante e o Cid Corrêa, meu vice, assumirá uma pasta. Com essas economias, sobrarão verbas para investir na cidade. Além disso, criarei uma usina de projetos, que consistirá em um departamento que criará projetos para enviar ao Estado ou à União para conseguirmos recursos para investir no Município.

Formiga Online: Quais são suas principais propostas para a educação?
Eugênio: O nosso principal foco na educação é o investimento no aprimoramento dos educadores. Uma de nossas propostas é desenvolver políticas de valorização salarial, criando incentivo para o alcance de metas dentro de uma proposta de avaliação de desempenho (com provas sistemáticas realizadas por equipe de fora da escola) a ser construída em conjunto com representantes dos profissionais da educação. Também pretendemos reestruturar, após ampla discussão com os profissionais da área, o modo de funcionamento do “Módulo II”. Ainda queremos celebrar convênio com Instituições de Ensino, facilitando o acesso dos profissionais da educação a cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento; instituir programas de preservação da voz, de acompanhamento psicológico e de postura, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos professores; realizar, semestralmente, a Jornada da Educação Municipal, onde os profissionais do setor poderão debater ações que visem à melhoria do ensino; e verificar a possibilidade de implantação de projeto nos moldes do “Rede de Conversa”, desenvolvido pela Rede Estadual. Ainda temos mais propostas para a educação, que podem ser vistas no nosso plano de governo.

Formiga Online: A saúde é um dos setores que mais recebem críticas por parte da população. Quais medidas você pretende adotar para melhorar esse serviço?
Eugênio: Primeiramente, empenharemos todos nossos esforços para melhorar a eficiência da atenção primária, aquela que acontece nas Unidades Básicas de Saúde. Com isso, conseguiremos diminuir a demanda na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Também asseguraremos à população que os horários de trabalho acordados com os profissionais da área da saúde serão cumpridos de forma a atender a demanda existente. Faremos isto com um diálogo aberto e franco com os profissionais envolvidos que têm o maior interesse em atender bem a população que necessita dos serviços públicos neste área. Com relação à parceria com a Santa Casa, manteremos em dia os repasses já acordados com a instituição e firmaremos convênio para a prestação de serviços das especialidades de pediatria e ortopedia. Exigiremos do secretário de saúde acompanhamento e participação ativa das ações dos profissionais da pasta, para garantir o melhor atendimento à população. Ainda haverá contato direto com a população para que possamos traçar propostas de melhoria para a área.

Formiga Online: Uma das reclamações com relação à saúde é a carga horária dos médicos da UPA. Como você pretende lidar com isso?
Eugênio: Isto acontece por falta de uma gestão eficiente na área da saúde nos últimos 3 anos e 8 meses. Percebe-se que algumas atitudes têm sido tomadas pelo prefeito em exercício para regularizar esta situação. No entanto, caso não se resolva neste final de mandato iremos, a princípio, conversar com os profissionais envolvidos. Caso não seja suficiente, tomaremos medidas no sentido de atender de forma humanizada as pessoas que buscam na UPA o encaminhamento de suas necessidades.

Formiga Online: Grande parte dos casos de crimes cometidos em Formiga está relacionada ao tráfico de drogas. De que maneira a prefeitura pode atuar para coibir o uso de drogas no município?
Eugênio: Nossa visão que o problema das drogas deve ser tratado, inicialmente, com a prevenção. A melhor maneira de tirar os jovens das drogas é os levando para o esporte. Por isso, pretendemos reformar as quadras do município, dotando-as de infraestrutura adequada para a prática desportiva, além de firmar convênios para que estudantes de Educação Física possam atuar como estagiários nestes espaços proporcionando condições de acesso a crianças, adolescentes e jovens. Estabelecida essa iniciativa nas quadras, vamos criar o Programa Iniciação Desportiva Global (IDG) com a iniciação esportiva em escolinhas de diversas modalidades nos bairros, com a finalidade de selecionar os atletas diferenciados para participarem das seleções de Formiga em parceria com o Formiga Tênis Clube e o UNIFOR. Ainda incentivaremos programas de educação sobre os malefícios das drogas. Para aqueles que já são usuários, pretendemos auxiliar as casas de apoio aos usuários e incentivar a ressocialização deles.

Formiga Online: Quais seus planos para a Praia Popular?
Eugênio: Nós sabemos da importância da Praia Popular para os formiguenses, principalmente para os cidadãos moradores daquela região. Por isso, pretendemos começar a reconstruir o parque o mais rápido possível com recursos próprios do Município. Não pretendemos fazer uma obra faraônica, nosso objetivo é reconstruir as quadras, fazer campos de futebol society, construir banheiros e deixar o local com estrutura adequada para que os usuários da Praia Popular se sintam à vontade e bem acolhidos.

Formiga Online: Quais as ações que você, como prefeito, irá adotar para melhorar o trânsito da cidade?
Eugênio: Sou totalmente a favor dos conselhos municipais, pois eles unem os cidadãos e o governo para tratar daquilo que é de interesse público. Para melhorar o trânsito de Formiga, estruturarei o Conselho Municipal de Trânsito, a fim de implantar o Serviço de Gerenciamento do Trânsito Urbano com políticas eficazes para a melhoria contínua do fluxo de trânsito. Outra medida que tomarei é a revisão do Plano Diretor, adaptando-o à realidade nas questões relativas à regulação urbana.

Formiga Online: O comércio é um dos destaques da economia formiguense. Com a crise, aumentou o desemprego e muitas empresas fecharam ou estão em má situação. Como a prefeitura pode contribuir para a geração de empregos e a estabilização da economia na cidade?
Eugênio: Como especialista na área de administração e consultor de empresas credenciado pelo Sebrae, tenho conhecimento da atual situação empresarial de Formiga. Algumas de minhas propostas para melhorar a economia na cidade são as seguintes: estreitar as relações com a ACIF/CDL e o SEBRAE, bem como com outras entidades representativas, para promoção de ações empresariais que fortaleçam a economia local; estabelecer alianças estratégicas com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de MG (Codemig) para modernização dos Distritos Industriais; dar continuidade, dentro das disponibilidades da Administração Municipal, a todos os projetos em andamento para implantação de novas empresas; criar a Assessoria de Novos Negócios a fim de promover o município em feiras empresariais estaduais e nacionais, buscando atrair novas empresas que queiram se instalar no município, assessorando-as nos trâmites legais; fortalecer o agronegócio da cidade, buscando subsídios junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como junto à Secretaria de Estado para a promoção efetiva de ações; estabelecer parcerias estratégicas com o UNIFOR e com o IFMG para viabilizar a criação de uma incubadora de microempreedimentos e realizar um diagnóstico detalhado dos Arranjos Produtivos Locais a fim de levantar o estágio de desenvolvimento em que se encontram e, a partir dos dados levantados, buscar junto aos Governos Estadual e Federal, os recursos adequados para atendê-los; articular e apoiar a criação de um núcleo de estudo econômico municipal, a fim de criar e divulgar indicadores que possam nortear melhor as decisões das empresas e da administração pública; e incentivar projetos de pesquisa que tenham como objetivos o desenvolvimento econômico regional e o desenvolvimento de novas tecnologias empresariais e de produção.

Formiga Online: Um dos seus projetos é o Orçamento Popular. Como ele funcionaria?
Eugênio: Funcionaria da seguinte maneira: levando até as entidades representativas da comunidade os recursos disponíveis para investimentos. A partir daí serão elencadas as prioridades e um cronograma de execução.

Formiga Online: Como você pretende trabalhar a área da cultura, caso seja eleito?
Eugênio: Nós exigiremos que o secretário atue próximo às pessoas fomentadoras da cultura em Formiga. Através desse contato, organizaremos o Calendário Anual de Eventos Culturais do município, fazendo com que as datas sejam, efetivamente, respeitadas. Avaliaremos a possibilidade de resgatar os festivais da canção que, tradicionalmente, ocorriam no município, adequando-os aos anseios culturais da cidade. Preservaremos o Espaço Cultural da Casa do Engenheiro, possibilitando condições de infraestrutura necessária à realização de eventos culturais. Criaremos mostras culturais, em suas múltiplas possibilidades, de forma que as pessoas possam expressar e divulgar sua arte. Fortaleceremos a atuação da EMMEL (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima), estendendo-a, progressivamente, aos bairros, dando oportunidade para mais pessoas desenvolverem suas habilidades musicais, assim como reestruturaremos a forma de ingresso na escola de música, criando melhores possibilidades para atendimento à comunidade. Incentivaremos a criação da Instrumentoteca para que estudantes de música, em fase inicial e em condições financeiras desfavoráveis, possam levar instrumentos para casa para praticarem seus estudos. Implantaremos, em parceria com AFL (Academia Formiguense de Letras), a Semana do Livro e dos Escritores Formiguenses. Criaremos a Mostra de Inverno com apresentações musicais, de dança, literárias, exposição de pinturas e outras. Também apoiaremos as festas religiosas tradicionais e os artistas locais. Criaremos condições para que todos os artistas participantes do Festival da Linguiça, e outros eventos promovidos pela Administração Municipal, possam ser valorizados através do recebimento de cachês. Apoiaremos a criação de uma Associação que congrega as entidades participantes do Festival da Linguiça para que, em breve futuro, esta Associação possa liderar a realização do referido festival. Por fim, cooperaremos, efetivamente, para a criação de uma Associação das Escolas de Samba para que elas possam receber recursos públicos para realização dos desfiles no carnaval e fortaleceremos as ações do Museu Municipal, buscando aumentar seu acervo.

Formiga Online: Qual área você acredita que necessita de mais dedicação da administração pública?
Eugênio: Na verdade todas, porém nosso foco inicial será apresentar à Câmara Municipal um projeto de lei com a reforma administrativa, de forma a reduzir as despesas adequando-as à realidade econômica da cidade. Assim, conseguiremos que o município gaste menos com a máquina pública e mais com os cidadãos. E também empenhar todos os esforços para o pagamento em dia do salário e do vale-alimentação aos valorosos servidores públicos.

Veja também

Viver da fé

Hebert Viana critica governo Temer durante show em festival custeado pela Lei Rouanet

Vida ingrata

Dilma Rousseff terá de recorrer a voos comerciais se quiser viajar pelo país; atraso na liberação de crédito do cartão alimentação da presidente afastada gera revolta entre petistas

Economia já

Anualmente, Prefeitura Municipal de Formiga gasta R$800 mil com aluguel

Turma do contra

Presidente interino, Michel Temer/PMDB, mal assumiu, mas as viúvas do PT já começaram a atravancar o caminho

Chicana política

Presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão/PP, anula tramitação do processo de impeachment, mas presidente do Senado, Renan Calheiros/PMDB, rejeita decisão

Parceiros