A Vênus de Milo

Hoje comemoramos 196 anos da descoberta de um dos mais belos trabalhos da escultura clássica.

08 de Abril de 2016

Conta-se que em 8 de Abril de 1820, ao retirar pedras de uma antiga capela na ilha de Milos, o grego Yorgos Kentrotas encontrou soterrada a parte de cima de uma bela escultura antiga ainda em boas condições. Um cadete naval Francês viu a cena propôs comprar a peça se fossem encontradas as partes restantes. Foram encontrados três grandes pedaços da estátua que se encaixavam de forma contorcida e pouco tradicional, porém, os braços da obra estavam bastante danificados, sobrando apenas as duas mãos; uma delas segurando uma maçã e outra segurando delicadamente o vestido.

A escultura supostamente representando a deusa Afrodite (a deusa do amor na mitologia grega) foi adquirida pelo governo Francês e exposta entre as coleções reais no Museu do Louvre.

A obra é enigmática por diversos fatores. Não se sabe ao certo em qual período artístico ela foi produzida, porém, as principais apostas estão entre o período do Classicismo Grego ou o período Helenístico. Porém, a opção mais aceita é que tenha sido produzida logo após círculo de Praxíteles, um famoso escultor grego que viveu entre os anos 395 e 330 antes de Cristo.

A obra rapidamente ganhou fama e inspirou diversos artistas, entre eles, Éugene Delacroix, que usou-a como inspiração para sua famosa pintura patriótica: A Liberdade Guiando o Povo (abaixo).

PS: Não sei se por coincidência, mas já que estamos falando de duas obras representando mulheres com seios à mostra, vale lembrar que nesta mesma data se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, entre eles, o de mama. Previna-se.

Veja também

Foco nas eleições

Desta vez, o candidato Eugênio Vilela, do Partido Progressista, é o entrevistado do Formiga Online

Viver da fé

Hebert Viana critica governo Temer durante show em festival custeado pela Lei Rouanet

Vida ingrata

Dilma Rousseff terá de recorrer a voos comerciais se quiser viajar pelo país; atraso na liberação de crédito do cartão alimentação da presidente afastada gera revolta entre petistas

Economia já

Anualmente, Prefeitura Municipal de Formiga gasta R$800 mil com aluguel

Turma do contra

Presidente interino, Michel Temer/PMDB, mal assumiu, mas as viúvas do PT já começaram a atravancar o caminho

Parceiros